Desembargador Fábio Ferrario participa de seminário na Universidade de Coimbra
Com o tema “Novos Desafios do Direito e da Justiça”, o evento reúne docentes e magistrados portugueses e brasileiros

Seminário teve início nesta quinta (23), no Auditório do Colégio da Trindade, e se encerra nesta sexta (24). Foto: Cortesia
O desembargador Fábio Ferrario participou, nesta quinta (23), da 2ª edição do Seminário “Novos Desafios do Direito e da Justiça”, no Auditório do Colégio da Trindade, na Universidade de Coimbra, em Portugal. O evento, que se encerra nesta sexta (24) no Tribunal da Relação de Coimbra, é coorganizado pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) e pela Academia Sino-Lusófona da Universidade de Coimbra (ASL-UC).
O evento reúne docentes e magistrados portugueses e brasileiros no debate sobre os desafios emergentes para o direito e para a justiça em Portugal e no Brasil. Fábio Ferrario mediou o Painel I, com o tema “Debates sobre a evolução do Estado e do Direito frente às exigências contemporâneas de transparência, eficiência e pacificação social”.

Fábio Ferrario mediou o Painel I. Foto: Cortesia
“A troca de experiências e teses acadêmicas com mestres e doutores portugueses foi de enriquecedor e abrangente conhecimento. E esta experiência, posta em prática, acrescenta valores aos nossos julgados diários e prática cotidiana, que pode refletir-se pelos demais segmentos do Poder Judiciário Alagoano. A AMB e a União Internacional de Juízes de Língua Portuguesa são os idealizadores do evento e merecedores de aplauso pela iniciativa, juntamente com a histórica Universidade de Coimbra, fundada em 1290. Academicamente, temos muito a aprender com os portugueses”, destacou o desembargador.
O momento contou com a participação dos palestrantes Ademir Modesto de Souza, presidente do Instituto Paulista de Magistrados (IPAM), Pedro Costa Gonçalves, diretor da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, e Pedro Miguel Vieira, juiz de Instrução Criminal do Tribunal de Instrução Criminal do Porto.
O seminário também teve o apoio da Associação Sindical dos Juízes Portugueses (ASJP) e da Escola Nacional da Magistratura (ENM).
Ascom Almagis

