31 de janeiro de 2024

Novos juízes visitam Tribunal de Justiça e Corregedoria-Geral de Justiça

Visitas fazem parte do curso de formação promovido pela Esmal

 

Os 15 novos juízes de Alagoas estiveram na Presidência do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL), na Corregedoria-Geral da Justiça e no Centro de Cultura e Memória do Judiciário (CCM) nesta quarta (31).

As visitas fazem parte do curso de formação promovido pela Escola da Magistratura de Alagoas (Esmal). Iniciada no último dia 17, a capacitação deve terminar no início de abril.

Em conversa com os novos juízes do Poder Judiciário de Alagoas, o presidente Fernando Tourinho pediu compromisso e reforçou a importância de os magistrados atuarem sempre em prol da sociedade. “O chefe do juiz é a população”, lembrou o desembargador.

Tourinho também destacou a necessidade da boa relação dos juízes com assessores e servidores, além de advogados, defensores públicos e promotores de justiça. “O diálogo é sempre o melhor caminho”.

Na oportunidade, Domingos Neto, corregedor-geral do TJAL, explicou que o trabalho desenvolvido na gestão atual tem sido pedagógico, nos âmbitos judicial e extrajudicial, e que uma série de ferramentas virtuais vem sendo desenvolvidas pela Corregedoria com o intuito de auxiliar os magistrados e servidores para garantir uma atuação célere no primeiro grau de jurisdição.

“É importante manter esse contato com os novos juízes, para que eles percebam a forma de pensar da Corregedoria, órgão que fiscaliza o primeiro grau, mas que também orienta. A partir disso, a gente une as forças para ofertar uma prestação jurisdicional melhor à sociedade alagoana.

O juiz André Parízio, coordenador de cursos para magistrados da Esmal, acompanhou as visitas. Segundo ele, é importante que os juízes conheçam o funcionamento do Tribunal e das demais instituições, assim como do sistema prisional. “Essa troca de informações é fundamental. O principal compromisso deles é com a sociedade. Devem sempre procurar fazer o melhor”.

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *