5 de novembro de 2021

PCJE lança vídeo em comemoração ao aniversário de 20 anos do programa

Celebração ocorre segunda-feira (8), com transmissão ao vivo pelo canal do TJAL no YouTube

O Programa Cidadania e Justiça na Escola (PCJE) comemora, em 2021, 20 anos de história. E para celebrar as duas décadas de um dos programas mais longevos do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL) será lançado, na segunda-feira (8), às 15h, um vídeo para relembrar os momentos e personagens mais marcantes do programa.

A homenagem será transmitida no canal do Tribunal de Justiça de Alagoas no YouTube e contará com a presença de ex-diretores, ex-coordenadores e juízes que participaram e construíram a história do PCJE. Além da exibição do vídeo, produzido em parceria com a Diretoria de Comunicação do TJAL, por meio da TV Tribunal, o evento contará com uma palestra da juíza Carolina Valões, coordenadora do programa, a respeito da importância do voluntariado.

“Para mim, como profissional e como pessoa, é muito gratificante fazer parte da equipe do Cidadania. Me sinto realizada por saber que através desse trabalho posso dar uma pequena contribuição na vida de estudantes que vivem situações tão adversas nos seus cotidianos, contribuindo para que tenham uma visão de mundo mais cidadã e ajudando-os a conhecerem seus direitos e deveres”, diz a servidora Ana Valéria Moura, integrante do PCJE há 14 anos.


Trajetória
Ao longo de seus vinte anos, o programa já contemplou inúmeras crianças, adolescentes e até mesmo idosos com suas ações. É o caso do Projeto Adote um Idoso, no qual o PCJE reúne os alunos das escolas públicas com idosos de um abrigo para trocas de experiências.

“Inicialmente tínhamos receio de como o projeto se desenvolveria na prática. Acabou que, ao longo do tempo, observamos um entrosamento grande entre adolescentes e idosos numa troca de afeto e diálogos entre eles”, conta Ana Valéria.

Ao ser questionada em relação às ações mais marcantes do PCJE ao longo dos 14 anos em que faz parte do programa, a servidora afirma que todas elas são de grande importância para ela pelo impacto perceptível na vida dos estudantes contemplados.

“Nos emocionamos quando ouvimos crianças, na exibição do Cine Esmal, no auditório da Esmal, dizerem em êxtase que nunca tinham ido a um cinema. É lindo assistir ao entusiasmo dos meninos e meninas durante o Jovem Juiz, realizado no Fórum. Ficamos animadas compartilhando a euforia dos alunos premiados no Concurso de Redação. Acredito, portanto, que todas as ações realizadas são de suma importância para o PCJE e para que o Poder Judiciário esteja presente de forma acolhedora dentro das comunidades, entre crianças, adolescentes e suas famílias”, finaliza Ana Valéria.

 

Ascom Esmal

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *