3 de setembro de 2021

População poderá resolver conflitos no Cejusc do Maceió Shopping

Espaço foi inaugurado nesta quinta-feira (2); objetivo é evitar que os conflitos se transformem em processos no Judiciário

 

Dicom TJAL

O Poder Judiciário de Alagoas entregou à população de Maceió, nesta quinta-feira (2), mais um Centro Judicial de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc). O espaço funciona nas dependências da Damásio Educacional, no Maceió Shopping.

No Cejusc, o 27º de Alagoas, cidadãos poderão resolver conflitos antes de ingressarem com ação na Justiça. Poderão ser solucionadas demandas envolvendo direito de família, como divórcio, guarda e pensão alimentícia, além de conflitos de condomínios e direito do consumidor.

De acordo com o presidente do Tribunal de Justiça (TJAL), Klever Loureiro, o novo espaço aproxima a população do Poder Judiciário. “É um local de fácil acesso, que poderá ser procurado por todos que precisem. Nosso objetivo é resolver os conflitos de forma mais célere”.

Segundo o coordenador-geral do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), Tutmés Airan, a unidade talvez seja uma das únicas funcionando dentro de um shopping.

“Esse projeto tem um quê de inovador, de ineditismo. No caso específico de Alagoas, trata-se do maior centro de consumo do Estado, que é o Maceió Shopping, onde circulam muitas pessoas”.

Para o desembargador, o Judiciário e a população ganham evitando que pequenos problemas se transformem em grandes problemas. “Para evitar que o processo nasça, as partes podem vir aqui, conversar e encontrar, elas próprias, evidentemente que induzidas pelo Judiciário, uma solução para o problema. Eu acho que é um avanço extraordinário, uma bela resposta que o TJ dá na sua própria existência, porque se propõe a resolver os problemas das pessoas de um modo ágil e eficiente, como tem que ser”.

O Cejusc vai funcionar de segunda a sexta, pela parte da manhã. Uma reunião nos próximos dias definirá o início das atividades. Participaram da inauguração o superintendente do shopping, Robson Rodas, os juízes José Miranda, Geneir Marques, Maria Verônica e Ivan Brito, o secretário especial da Presidência do TJAL, Ewerton Protázio, a supervisora do Nupemec, Moacyra Rocha, a coordenadora da Casa da Mulher, Érika Lima, além de servidores do Judiciário.

 

Dicom TJAL

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *