20 de agosto de 2021

TRE/AL realiza curso de prevenção e enfrentamento ao assédio e discriminação

Capacitação é oferecida aos servidores e é ministrada de forma virtual

 

Servidores do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL) iniciaram, nesta quinta-feira (19), o curso “Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral, do Assédio Sexual e da Discriminação”. O objetivo é sensibilizar os profissionais para uma atuação pautada no respeito à dignidade humana, nas condutas de uma convivência ética, criando estratégias para interditar todas as formas de violência e discriminação e garantindo o direito a saúde e segurança no trabalho de todos.

O curso tem duração de 30 horas/aula e é ministrado na modalidade online. Os servidores foram divididos em duas turmas, uma em cada turno. Serão apresentados, durante o curso, os conceitos, características e consequências do assédio moral, sexual e da discriminação, com base nos seguintes conteúdos: conceito, características e exemplos de práticas discriminatórias, de violência psicológica no trabalho, de assédio moral e de assédio sexual, origens sócio-históricas do assédio moral, organizacional e sexual nos contextos de trabalho, modos de gestão da organização do trabalho e suas implicações para discriminação, violência psicológica e práticas de assédio moral e sexual.

A atuação profissional pautada no respeito à dignidade humana, nas condutas de uma convivência ética, estratégias para interditar as formas de violência e discriminação, garantindo o direito a saúde e segurança no trabalho, os danos físicos, psicossociais e organizacionais causados pelo assédio moral e impactos na saúde e na segurança no trabalho e as ações para prevenção e enfrentamento do assédio moral, do assédio sexual e da discriminação também serão abordados na capacitação.

“Com esse conteúdo base das discussões, pretende-se articular teoria e prática, bem como a participação dos gestores na construção dos encaminhamentos quando acontecerem casos de assédio e discriminação. Capacitaremos gestores da sede e servidores que atuam na Central de Atendimento ao Eleitor e nos cartórios eleitorais alagoanos, por ser um tema necessário e que está sendo orientado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ)”, explicou Rosana Gêda, chefe da seção de Recrutamento, Avaliação e Capacitação Funcional do TRE de Alagoas.

Comissão de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral e do Assédio Sexual

O TRE/AL instituiu, em junho deste ano, a Comissão de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral e do Assédio Sexual, que tem, entre os objetivos, a realização de eventos e divulgação e orientações aos servidores e magistrados sobre questões relacionadas ao assédio moral, assédio sexual e discriminação. A Comissão é presidida pela desembargadora eleitoral Silvana Lessa Omena e é integrada por dois magistrados de 1º grau, cinco servidores, uma colaboradora terceirizada e uma estagiária.

 

 

*Com informações do TRE/AL

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *